Para o Dia Mundial da Saúde de 2017, comemorado a 7 de Abril, a WHO – World Health Organization (Organização Mundial da Saúde-OMS) deu início a uma campanha sobre a depressão, transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade e em qualquer etapa da vida.
Com o lema “Let’s talk” (em Português = “Vamos falar”), a iniciativa reforça a existência de várias formas de prevenir a depressão e de a tratar, considerando que a mesma pode levar a consequências muito graves.
Falar abertamente sobre depressão (em casa, na escola, na comunidade, no local de trabalho) é o primeiro passo para entender melhor a questão e reduzir o estigma a ela associado.
De acordo com os dados da WHO referentes a 2015, a depressão afetou 322 milhões de pessoas em todo o mundo, o que representa um crescimento de 18% na última década. A depressão é o fator que mais contribui para o suicídio, que no mesmo ano foi a causa de morte de 788 mil pessoas em todo o mundo, colocando o suicídio entre as 20 principais causas de morte.
A nível global a depressão tem maior prevalência nas mulheres (4,4%), sendo que nos homens é de 3,6%.
Mediante estas premissas a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco, aceitou mais este desafio, onde os colaboradores desta unidade, vão desenvolver no dia 7 de abril na cidade de Castelo Branco uma campanha de rua, onde pretendem sensibilizar a comunidade sobre a depressão, e em simultâneo distribuir documentação alusiva à problemática.
Para mais informações clique AQUI