Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
31-01-2019

Dia Mundial do Cancro

A Liga Portuguesa contra o Cancro e a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco

aliam-se à ação de sensibilização do Dia Mundial do Cancro, iniciativa que este ano tem como tema “Eu sou e Eu vou”. Voluntárias da Liga vão estar no próximo dia 4 de fevereiro, na entrada principal do Hospital a oferecer material informativo (folhetos, autocolantes, entre outros) aos utentes e profissionais.

O Dia Mundial do Cancro foi instituído a 4 de fevereiro de 2000, no âmbito do World Summit Against Cancer for the New Millenium em Paris. Desde então, comemora-se anualmente, por iniciativa da UICC (União Internacional de Controlo do Cancro), tendo como principal objetivo sensibilizar a população e mobiliza-la na luta contra o cancro. Segundo dados do Observatório Global de Cancro (Globocan, 2018) em 2018, Portugal registou 58 199 novos casos de cancro, prevendo-se um aumento para 69 565 novos casos em 2040. Já no que se refere à mortalidade por cancro prevê-se um aumento de cerca de 31%, com 37 945 mortes em 2040.

Porquê?

  • Porque a incidência de cancro tende a aumentar e todos os anos 9.6 milhões de pessoas continuam a morrer de cancro.
  • Porque acreditamos que muitas destas mortes seriam evitáveis com maior apoio governamental e financiamento para programas de deteção precoce, prevenção e tratamento.
  • Porque acreditamos que deve haver igualdade de acesso a meios de diagnóstico, tratamento e cuidados em oncologia.
  • Porque acreditamos que, juntos, aumentando a literacia em saúde e a compreensão sobre o cancro, reduzimos o medo causado por mitos e crenças erradas e podemos criar mudança!

1 em cada 3 cancros podem ser evitados com a redução dos riscos comportamentais

Consulte o folheto informativo AQUI

 


Partilhar:
Ir para o topo