25-09-2019

Pequenos passos, grandes gestos

O cancro da mama é o tipo de cancro mais incidente na mulher portuguesa, com cerca de 6000 novos casos por ano, e também a principal causa de morte por cancro no sexo feminino.

Em outubro assinala-se o Mês Internacional da Prevenção do cancro da Mama, pelo que o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, através do Movimento Vencer e Viver, realiza desde 2010 uma iniciativa comunitária de tomada de consciência da população para os benefícios da prevenção e deteção precoce do cancro da mama, com uma relevante vertente solidária, uma vez que os fundos angariados destinam-se ao apoio à mulher com cancro da mama e sua família.

As caminhadas Pequenos Passos, Grandes Gestos, na sua 10ª edição, realizar-se-ão no dia 5 de outubro, em simultâneo nas cidades de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu. Em Castelo Branco terá inicio pelas 15h00,  com concentração a partir das 14h00, sendo o local de partida o Centro Cívico, onde irão decorrer atividades de animação.

À semelhança de anos anteriores, a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco associou-se a esta iniciativa e voluntárias da extensão de Castelo Branco do Movimento Vencer e Viver da LPCC estiveram no dia 25 de setembro,  na entrada principal do hospital para proceder à oferta de folhetos, receção de inscrições e entrega de kits.

O que é o Movimento Vencer e Viver?

Vencer e Viver é um movimento de entreajuda que visa o apoio a todas as mulheres, familiares e amigos desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama. Baseia-se no contacto pessoal entre a mulher que se encontra a viver uma situação de particular vulnerabilidade e uma voluntária, que vivenciou uma situação semelhante.

Teve origem em 1953 nos EUA, por iniciativa de Teresa Lasser, uma mulher a quem foi diagnosticado um cancro da mama e que iniciou visitas hospitalares a outras mulheres também sujeitas ao mesmo tipo de diagnóstico, oferecendo apoio emocional através de um testemunho de esperança.

Em Portugal, é promovido e financiado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, através dos seus Núcleos Regionais e teve início em 1981. A nível internacional está integrado e segue os princípios gerais do “Reach To Recovery International”.

Objectivos do Movimento Vencer e Viver

Enquadrado no âmbito do Voluntarido de entreajuda da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o Movimento Vencer e Viver tem os seguintes objetivos:

1. O apoio emocional à mulher, seus familiares e amigos através do testemunho da voluntária nas extensões do MVV, em contexto hospitalar, no domicílio ou através de linha telefónica.
  2. A promoção da melhoria de qualidade de vida pela disponibilização de vários serviços tendo em vista o bem estar físico e emocional da mulher.
  3. Sensibilização para a prevenção e deteção precoce do cancro da mama.

Para mais informações sobre o Movimento Vencer e Viver e candidatura ao Voluntariado, deverá contatar com o Núcleo Regional da sua área de residência.

felis id nunc eget odio luctus