21-11-2019

XXVIII Curso de Voluntariado Hospitalar

A Liga dos Amigos do Hospital Amato Lusitano da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, EPE, promoveu nos dias 11, 12 e 13 deste mês o seu XXVIII Curso de Voluntariado Hospitalar.

O Voluntariado Hospitalar é uma atividade inerente ao exercício de cidadania, de reconhecido interesse social e comunitário, assente no projeto duma equipa, devidamente regulamentado, estruturado e comprometido. O Voluntariado Hospitalar do Hospital Amato Lusitano visa contribuir para a humanização da assistência ao doente e seus familiares, pela disponibilização de apoio prático e/ou emocional aos doentes em regime de ambulatório e internamento.

No seu curso anual, a coordenadora do Voluntariado, Belarmina Gil, o Administrador Hospitalar João Oliveira, a Psicóloga Patrícia, os Enfermeiros Ângela Simões e Carlos Almeida, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco José Alves e o Padre Nuno Folgado versaram temas capacitando os novos voluntários para estabelecerem contacto direto com o doente e com quem o acompanha, nos serviços de internamento, consultas e tratamentos, oferecendo atenção, informação, conforto e esperança, essenciais à Humanização da Assistência ao Doente e à promoção de uma atitude positiva face à doença.

O acolhimento, orientação e acompanhamento do doente e acompanhantes nos vários serviços hospitalares, apoio aos doentes (internados ou em tratamento ambulatório) e a disponibilização de bens alimentares (café com leite, chá e oferta de refeições ligeiras) são alguns dos serviços prestados pelos voluntários do Hospital Amato Lusitano.

Após este curso, os candidatos irão fazer estágio de 6 meses segundo a sua disponibilidade de horário (mínimo de duas horas, numa manhã ou tarde por semana, em dia fixo).

No encerramento os voluntários foram presenteados com um momento magistral pelo mestre Custódio Castelo com uma execução expressiva e pessoal de guitarra portuguesa.

sit amet, consequat. id, Praesent ut elit. id Aenean ipsum libero