Responsável do Serviço
Dr. Carlos Lozoya
Médicos Especialistas
Dr. Carlos Lozoya
Drª. Fernanda Marcelo
Elementos de Enfermagem
Consulta Externa do HAL (2 elementos diários, 1 no Hospital de Dia e 1 na Consulta de Pediatria, de distribuição rotativa
Consulta Externa
De Segunda-feira até Sexta-Feira no horário da manhã e terça-feira à tarde, com a seguinte distribuição:
Hospital de Dia
Quarta-feira e Quinta-feira em horário de manhã e tarde (situado na própria Consulta Externa, distante apenas a 5 metros dos gabinetes das consultas e com fácil acesso ao Serviço de Urgência), onde é prestado apoio por um núcleo de 10 enfermeiras em rotação, com formação básica em técnicas de imunoalergologia e enfermagem de urgência/emergência.
Tel.: 272 000 272
Emails:
Informações gerais através do blogue:
Outras informações de interesse (boletim plíclinico)
Consulta Externa
Hospital de Dia
Para os procedimentos referidos, estão disponíveis, conforme a necessidade, 4 cadeirões e uma maca. Da mesma maneira conta com um carro de emergências devidamente equipado e regularmente revisto.
Consulta Externa do HAL (3º piso): Consultas e Hospital de Dia
A prevalência de doenças alérgicas tem vindo a aumentar, de forma consistente, por todo o mundo. Estudos prévios mostram que a prevalência deste tipo de doenças é elevada no Distrito de Castelo Branco. Levando em linha de conta os cerca de 369.000 habitantes do nosso distrito (110.000 habitantes) e considerando um valor de prevalência de global de doenças alérgicas (cerca de 20%), poder-se-á esperar que cerca de 22.000 habitantes sofram de patologias alérgicas.
Com a intenção de dar atendimento médico aos habitantes da área de influência da ULSCB, foi criada em 2000 a Consulta de Imunoalergologia, englobada no Serviço de Pneumologia do Hospital Amato Lusitano, contando desde aquela altura com a atividade de um Médico Especialista na área. Desde setembro de 2003, a consulta passou a ser denominada Unidade de Imunoalergologia. Encontra-se englobada fisicamente dentro das Consultas Externas do HAL e consta de um Médico Especialista em Imunoalergologia (Dr. Carlos Lozoya Ibáñez), em funções desde aquela altura, além dos elementos de Enfermagem pertencentes também à Consulta Externa.
A Unidade de Imunoalergologia é o centro de referência para os doentes com patologias do foro alergológico da área de influência da ULSCB.
A Unidade está integrada na rede de ensino do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior participando desde o ano letivo 2003/2004 no programa de formação do 2º e 5º ano (Módulo “Corpo Humano II”, Bloco de Sangue e Sistema Imunitário e Módulo “Estágio Clínico”, Curso Opcional de Imunoalergologia).