O CRI de Saúde Mental do Hospital Amato Lusitano da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, congratula-se pela abertura da Unidade de Tratamentos Avançados (UTAv) em Saúde Mental.

Esta unidade tem como objetivo a disponibilização de tratamentos inovadores que permitem dar resposta a utentes com doença mental resistente ou cujo tratamento farmacológico se revelou ineficaz ou contraindicado. Tem também como objetivo a produção de investigação científica com base nos dados clínicos obtidos, promovendo a formação de alunos de medicina, de enfermagem e internos de especialidades médicas sobre as indicações e benefícios dos tratamentos disponibilizados.

👏 Iniciamos hoje a nossa atividade com a disponibilização da técnica de Eletroconvulsivoterapia, na qual é utilizada a estimulação elétrica para o tratamento de múltiplas doenças mentais resistentes. Prevê-se igualmente, a disponibilização da administração de fármacos inovadores, como a escetamina, para o tratamento da depressão resistente.

Após acautelar a resposta aos utentes da ULS Castelo Branco, a UTAv pretende ainda dar resposta a outras regiões do país. Pretende-se assim, posteriormente, a inclusão na rede de referenciação do SNS, uma vez que esta Unidade poderá realizar tratamentos especializados a doentes fora da área de influência desta instituição, contribuindo para a melhoria do modelo de financiamento, através dos fluxos in, desta ULS.