Ir para o conteúdo
Início
/
Institucional

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão

Promoção da saúde, prevenção da doença e prestação de cuidados de saúde diferenciados / especializados, de forma abrangente, personalizada e integrada, em tempo útil com qualidade e equidade, dando execução às políticas superiormente definidas e aos respetivos planos estratégicos, tendo sempre em conta a respetiva adaptabilidade às necessidades regionais e locais. Participar na formação de novos profissionais de saúde e atualizar os conhecimentos daqueles que se encontram em funções nas várias instituições e serviços. Desenvolver direta ou indiretamente projetos de investigação clínica e científica.

Visão

A ULSCB, EPE tem por visão comunidades saudáveis, num ambiente saudável, sustentadas através de ações de promoção da saúde, prevenção,tratamento e recuperação da doença, atentos que sejam os padrões de qualidade e de excelência, numa lógica de proximidade.

  • Valores Integridade – Honestidade e ética presentes em cada ação. Total cumprimento do que se promete. Preservação da integridade científica e da excelência profissional.
  • Liderança – Capacidade de congregar vontades e inteligências orientadas de forma clara para a concretização de projetos.
  • Humanização – Respeito pelo Ser Humano e pela dignidade individual de cada pessoa.
  • Cidadania – Direitos e deveres. Responsabilidade na ação. Solidariedade social.
  • Reconhecimento – cada pessoa como um membro pleno e igual da sociedade, com direito de participar ativamente na construção de um futuro comum.
  • Disciplina – Forte sentimento de interesse, de honra e respeito, de autocontrolo e determinação.
  • Qualidade total – Abrangência das cinco dimensões da qualidade, que afetam a satisfação das necessidades das pessoas: qualidade intrínseca, custo ou preço, atendimento ou prazo, moral ou ética, segurança do utente e dos prestadores.
  • Multidisciplinaridade – O paciente, utente ou cliente, é um Ser Humano, que possui várias dimensões: a biológica, a psíquica, a social, a afetiva e a racional, entre outras, que perfazem o seu todo. Assim, para que se dispense um bom atendimento é necessário o domínio de várias disciplinas, de uma ou de diferentes áreas do saber. O procedimento multidisciplinar reflete uma preocupação maior com a saúde integral do indivíduo e resulta num tratamento mais eficaz.
  • Investigação – Suporte do conhecimento, da inovação, da transformação.
  • Respeito pelo ambiente – O ambiente constitui um dos pilares determinantes da saúde, pelo que o respeito que por ele se tiver, repercutir-se-á na saúde das populações.
  • Termos Contratuais da Prestação de Serviço Público A prestação do serviço público, em termos quantitativos e qualitativos é definida anualmente mediante a celebração de um Contrato-Programa com a Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS) e a Administração Regional de Saúde do Centro, I.P. (ARSC).
  • Modelo de Financiamento Subjacente à Prestação de Serviço Público Nos termos estabelecidos no Contrato-Programa. Tem por base um valor capitacional, atendendo às características da população abrangida, adicionado do valor a pagar pelo internato médico e vários programas verticais estando sujeito a incentivos e penalizações em função do cumprimento das metas estabelecidas.


Partilhar:
consequat. libero Aenean risus. ut Praesent felis id, ut Donec ut