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Serviço de Medicina Interna

Diretora
  • Dra. Maria Eugénia Monteiro André – Assistente Hospitalar Graduada Sénior de Medicina Interna
Vogais
  • Enf. Carlos Manuel Rosa Almeida – Enfermeiro Gestor – Especialista Enfermagem Médico-Cirúrgica
  • Dra. Sara Gaspar – Técnica Superior
Contactos

Ex.: 2411/2519/2230/2231/7555 e

Horário de Visitas

Todo o doente internado tem direito a ser acompanhado por um familiar ou referente direto, entre as 12 horas e as  20 horas. No caso do doente internado na UAVC’S e, por motivos clínicos, não se aplica este direito. A permanência dos familiares deve ser estimulada para que seja possível o estabelecimento de vínculos afetivos entre eles. Também é estimulada a visita em horário de visitas, das 14h30m às 17 horas e das 19 às 20 horas.

Horário Transmissão de Informação Clínica: Dias úteis – 12h às 13h

Organização e funcionamento

Presta cuidados de saúde de forma integral a pessoas com:

  • Pluripatologia
  • Sintomatologia de origem desconhecida
  • Doenças sistémicas ou com manifestações em diversos órgãos
  • Doenças relativas a especialidades médicas que ainda não estão estabelecidas legislativamente, por exemplo: Acidentes Vasculares Cerebrais, Fatores de Risco Cardiovascular, Geriatria, Paliativos, Doenças Infecciosas e Doenças Auto-imunes. Por isso, muitas vezes necessita de colaboração técnica e profissional de especialidades e profissionais concretos.

Os doentes atendidos na Consulta Externa são seguidos pelos médicos do serviço de internamento. Não há lista de espera para consultas superior ao contrato programa da ULSCB, EPE.

No internamento são mais frequentes os cuidados a doentes geriátricos e/ou pluripatológicos e Acidentes Vasculares Cerebrais, procedentes geralmente do serviço de Urgências, mas também para estudo de doentes procedentes da Consulta Externa e específicos de cada uma das Unidades de Hospital Dia (Unidade de Administração de Citostáticos e Unidade de Saúde de Diabetologia).

A elaboração de protocolos, estudados e revistos periodicamente e a habitual assistência massiva de médicos e enfermeiros às sessões clínicas, têm contribuído para conseguir um método de trabalho uniforme, respeitando a idiossincrasia de cada profissional. É de extrema importância o método baseado na decisiva transcendência da história clínica, exame físico, juízo diagnóstico, lista de problemas e exames complementares razoáveis e de menor agressividade e custo.

Recursos Humanos

Assistentes Hospitalares graduados seniores de Medicina Interna

  • Dr. João Freixo

Assistentes Hospitalares graduados de Medicina Interna

  • Dra. Rita Resende

Assistentes Hospitalares de Medicina Interna

  • Dr. Manuel Carvalho
  • Dra. Maria Eufémia Calmeiro
  • Dra. Raquel David
  • Dr. Alexandre Louro
  • Dra. Paula Paiva
  • Dra. Sara Sintra
  • Dra. Paulina Mariano
  • Dr. Rui Isidoro

Especialistas Hospitalares de Medicina Interna

  • Dra. Isabel Maria Cardoso Antunes

Internos de Especialidade de Medicina Interna

  • Dra. Beatriz Ribeiro
  • Dra. Catarina Forra
  • Dra. Diana Brites
  • Dra. Fábia Cruz
  • Dra. Filipa Leitão
  • Dr. Guilherme Salavisa
  • Dra.  Joana Carvalho
  • Dra. Marina Pereira
  • Dra. Mafalda Ferreira
  • Dra. Olga Guene
  • Dra. Soraia Silva
  • Dr. Rui Parente

Enfermeiros Especialistas

  • Ana Sofia Levita Antunes
  • Andreia Lopes Domingues
  • Carlos Alberto Oliveira Gonçalves
  • Cláudia Filipa Lopes Simão Barroso Monteiro
  • Gisela Carla Dias Martins
  • Helena Isabel Henriques Botelho Domingues
  • Hugo Miguel Ribeiro Caldeira
  • Joana Nunes Franco Grilo
  • João Pedro Figueiredo Domingues
  • Leonel Martins Grencho
  • Soraia Helena Cardoso Tavares Campos

Enfermeiros

  • Alexandre Miguel Paralta
  • Ana Catarina Ferreira
  • Ana Catarina Marques
  • Ana Cristina Taborda
  • Ana Luísa Roseiro
  • Ana Mónica Lourenço
  • Ana Raquel Romano
  • Ana Rita Matos
  • Anabela Castilho Campos
  • Andreia Filipa Victor
  • Carlos Manuel Almeida
  • Cármen Luísa Martins
  • Catarina Alexandra Rodrigues
  • Catarina Almeida Nunes
  • Catarina Louro Coelho
  • Cátia Simão Martins
  • Cláudia Silva Nunes
  • Cláudia Patrícia Monteiro
  • Daniela Filipa Gonçalves
  • Débora Gonçalves Costas
  • Filipe António Nunes
  • Florbela Maria Vicente
  • Gina Maria Páscoa
  • Joana Batista Sousa
  • Joana Lança Manteigas
  • João José Martins
  • Lucília Maria Ramos
  • Lurdes Catarina Ramalho
  • Marco António Rodrigues
  • Marília Antunes Pereira
  • Marta  Fazenda Luís
  • Raquel Catarina Cavalheiro
  • Ricardo Ventura Barroso
  • Rui Filipe Alves
  • Sílvia Maria Rato
  • Sílvia Maria Gomes
  • Susana Margarida Leitão
  • Susana Margarida Tomás Santo
  • Tânia Filipa Geraldes
  • Teresa Sofia Laranjo
  • Tiago José Almeida
  • Tiago Miguel Lopes
  • Vânia Carina Vaz

Assistentes Operacionais

  • Ana Cristina Augusto Almeida
  • Ana Isabel Caria Leitão
  • Ana Olinda Lourenço Marques dos Santos
  • Anabela Ferreira Pereira Toscano
  • Bruno Filipe Alves Amândio Pinto
  • Bruno Manuel Marques Rodrigues
  • Carla Alexandra da Silva Monteiro
  • Carminda Maria Jesus Sanches
  • Maria Conceição Martins
  • Maria Fátima Ramos dos Santos
  • Maria Lurdes Rodrigues Carrondo Galante
  • Maria Emília Domingos Teixeira
  • Maria Leonor Araújo Robalo Correia
  • Marlene do Almurtão Oliveira Antunes Coelho
  • Paula Maria Antunes Dias Machado
  • Paula Andreia Amaral Rebocho
  • Silvana Cristina Silvares da Mota
  • Sílvia José Ramos Carreiro
  • Susana Cristina Cruz Alves Ribeiro
  • Viviane Barbosa Cândido Dias

Assistentes Técnicos

  • Carina Matos
  • Irene Fonseca
  • Rodrigo Gonzalez
  • Ricardo Caio

Estrutura e Recursos Técnicos do Serviço

Localiza-se no 7º PISO, do Hospital Amato Lusitano, ULSCB, EPE e, nele, estão a Unidade de Internamento de AVC’s ,Unidade Conforto, Unidade Conforto Diferenciados e Unidade de Conforto Especiais.

Estrutura e Recursos Características
Número de Camas 52 32 camas de cuidados agudos, 6 camas de cuidados de conforto e 10 na U AVC’s / 4 camas Cuidados Diferenciados / 3 camas Unidade conforto / 3 camas Cuidados Especiais.
Vestiários 03 Destinados ao fardamento (feminino, masculino e médicas) para entrar no serviço e guardar pertences. Possui cacifos para guardar roupas e pertences.
Unidade de AVC’s 01 Destinada a internamento de doentes com o diagnóstico clínico de AVC e com exame imagiológico concordante com a clínica.
São considerados prioritários os seguintes casos: – AVC hemorrágico;
– AVC isquémico;
– AITConta com equipamentos diversos (monitores multi-parametros, bombas e seringas de infusão, aspiradores, rede de gases, etc.).
Sala do Secretariado Clínico 01 Destinados ao trabalho administrativo do serviço, com computador.
Sala de lixos e roupa suja 02 Destinado a abrigar os sacos com roupas usadas e resíduos hospitalares, etc.
Sala de tratamentos 02 Destinada à realização de técnicas terapêuticas e diagnosticas invasivas.
Conta com armários para guardar materiais, medicamentos, soros e tem lavatórios.
Sala de preparação de

Terapêutica

02 Destinada à preparação de medicamentos, manipulação de soluções estéreis (por ex.: soros).
Conta com armários para guardar materiais, medicamentos e soros, lavatório e frigorífico.
Carro de Emergência 02 Para utilizar em caso de Emergência com desfibrilhador. Está na sala de tratamentos.
Sala de reunião da equipa de enfermagem 02 Espaço para estar e refletir continuidade da informação da equipa de Enfermagem. Conta com TV, sofá, cadeiras, mesa e computadores.
Sala de reunião da equipa médica 02 Espaço para a equipa de médica. Conta com cadeiras, mesas e computadores.
Sala de despejos 02 Destinado a abrigar urinóis e arrastadeiras desinfetadas, com máquina de lavagem e desinfeção de arrastadeiras e zona de despejos.
Sala da Direção Médica 01 Destinada ao trabalho administrativo da Diretora do serviço, com computador.
Sala da chefia de Enfermagem

Sala para Informações e Ensinos

02

 

01

Destinada ao trabalho administrativo do serviço de Enfermagem, com computador.

 

Com Mesa, cadeiras armários e TV

Outros recursos tecnológicos

 

Equipamentos como bombas e seringas de infusão venosa, oxímetros de pulso multi-parâmetros, aparelhos de sinais vitais, frigorífico, glucometros cutâneos e outros.

Carteira de Serviços

Unidade de Internamento de cuidados agudos

Critérios de admissão

  • Internamento de doentes adolescentes e adultos
  • Doentes pluripatológicos
  • Aparelho Cardiovascular
    • Insuficiência Cardíaca (IC) descompensada
    • Cardiopatia isquémica crónica
    • Arritmias tipo: Fibrilhação auricular (FA) com Resposta ventricular (RV) rápida, FA com RV lenta
    • Crise hipertensiva
  • Aparelho Respiratório
    • Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)
    • Broncoespasmo
    • Pneumonia adquirida na comunidade
    • Síndrome Febril relacionada com retenção e secreções
    • Infeções respiratórias víricas.
  • Endocrinologia
  • Aparelho Digestivo
    • Doença péptica
    • Hepatopatías descompensadas
    • Gastroenterite aguda com alteração do estado geral e equilíbrio hidroelectrolitico que necessite aporte intravenoso
  • Aparelho Urinário
    • Insuficiência renal crónica reagudizada
    • Insuficiência prerrenal aguda por desidratação
    • Pielonefrite aguda
  • Sistema Termoregulador
    • Síndrome Febril com foco conhecido e alteração do estado geral
    • Patologia relacionada com o calor
  • Miscelânea
    • Alterações hidroeletrolíticas
    • Intoxicações que não necessitem técnicas de suporte vital

Doentes para estudo

  • Quadro clínico de alteração do estado geral
  • Insuficiência cardíaca, de etiologia desconhecida
  • Síndrome Febril agudo sem foco claro
  • Estudo de Lesões ocupando Espaço, reveladas em imagiologia: Nódulos pulmonares/Lesões hepáticas ou cerebrais/Ocupação retroperitoneal/Mediastino
  • Síndrome confusional agudo
  • Alterações analíticas que requerem estudo e tratamento hospitalar: Hiponatremia, Hipercalcemia grave, Rabdomiolise…
  • Síndrome anémico, Pancitopenia
  • Estudo de derrame pleural

Unidade de Internamento de cuidados de conforto

Critérios de Admissão

  • Doentes em fase agónica;
  • Doentes portadores de doença oncológica em fase avançada;
  • Doentes com patologia respiratória, hepática, cardiovascular, cerebrovascular ou renal em fase avançada refractária a qualquer tratamento em que o plano de cuidados deverá incidir no controlo sintomático e apoio á família promovendo a melhor qualidade vida possível;
  • Doentes portadores de Demências com Agudização de sintomas

Unidade de internamento de AVC’s

Critérios de Admissão

  • Acidente isquémico ou hemorrágico com menos de 24 horas de evolução. Poderão ser admitidos doentes cujo inicio dos sintomas ocorreram há mais tempo no caso de instabilidade neurológica ou hemodinâmica.
  • Acidentes isquémicos transitórios (AIT) de repetição ou com risco elevado de recorrência (cardioembolismo e estenose carotídea)
  • Sem limite de idade.

Conta com a equipa de Medicina Física e de Reabilitação, apoio da Neurologia e da Terapeuta da Fala.

Consulta Externa de Medicina Interna

As consultas de Medicina Interna realizam-se no 3º piso, serviço de consulta externa geral do Hospital Amato Lusitano por todos os médicos do serviço a tempo parcial. O serviço de Medicina Interna presta consultas nas seguintes áreas:

  • Medicina Interna
  • Medicina Interna Urgente
  • Diabetologia
  • Desabituação Tabágica
  • Doenças Auto-Imunes
  • Doenças de Sangue
  • Patologia Respiratória
  • Pós AVC e fatores de Risco
  • Oncologia Médica
  • Hipocoagulação
  • Medicina / Insuficiência Cardíaca
  • Medicina / IHT
  • Medicina / PDCC
  • Medicina / Pós Covid-19

Nas consultas de Medicina Interna atendem-se doentes em primeiras consultas (procedentes de Cuidados de saúde primários ou referidos de consultas de Urgências ou outros Serviços hospitalares) e consultas subsequentes (altas do internamento, geralmente pluripatológicos, insuficiência cardíaca, análise dos resultados de exames auxiliares de diagnóstico para tomar decisões clínicas, etc.).

A Consulta de Medicina Interna tem protocolos assistenciais de patologias:

  • anemia
  • leucocitose
  • leucopenia
  • trombocitopenia
  • púrpura
  • eritema nodoso
  • adenopatias
  • deterioração do estado geral
  • edemas
  • estudo de doente com trombofilia
  • despistagem de doença sistémica
  • poliartralgias
  • síndromes febris
  • etc.

São utilizadas as orientações clínicas (NOC’s) das Sociedades Portuguesas de Medicina Interna (SPMI), Cardiologia (SEC) e Diabetologia (SPD), etc. para patologias comuns tais como:

  • diabetes mellitus
  • dislipidemia
  • hipertensão arterial
  • insuficiência cardíaca


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