A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) teve a sua génese a 25 de março de 2019,
sob a tutela do CRI Medicina Interna da ULSCB. A partir do início de 2020 esta unidade foi considerada Serviço de Hospitalização Domiciliária.
Esta equipa multidisciplinar é constituída por 4 Enfermeiros, 1 Enfermeiro Chefe, 4 Médicos, 1 Diretor de Serviço, com apoio de 1 Fisioterapeuta, 1 Assistente Social, 1 Farmacêutica, 1 Nutricionista e 1 Assistente Técnica.
Os doentes que cumprem critérios de internamento em UHD ficam internados em casa, tendo assegurado todos os cuidados Médicos e de Enfermagem, com visitas domiciliárias, uma ou mais vezes por dia. A UHD tem-se mostrado uma mais valia na recuperação de doentes com menor gravidade e em simultâneo a beneficiar do conforto do seu lar, ficando ainda menos expostos ao risco de infeções hospitalares.
Consequentemente, a UHD contribui para uma redução dos custos da permanência hospitalar, assim como de complicações clínicas. Nesta tipologia de internamento, o doente e sua família assumem um papel mais ativo no processo recuperação.
Como critérios de admissão destaca-se a estabilidade clínica do doente, a presença de um cuidador na maioria dos casos, mas também condições de habitabilidade e residência num raio de 30km.
Foram tratados/admitidos durante estes 2 anos de existência 302 doentes. A sua proveniência foi maioritariamente a partir de Serviços de Internamento do hospital, mas também do Serviço de Urgência e Consulta Externa.
O diagnóstico mais frequente na admissão foi a Insuficiência Cardíaca, Pneumonia Adquirida na Comunidade, Infeções do Trato Urinário, Doença Oncológica e Doentes em últimos dias e horas de Vida.
Atendendo à situação pandémica atual tivemos várias transferências de doentes com infeção a SARS-CoV-2 do internamento hospitalar para UHD, de modo a libertar-se camas hospitalares e ainda, o compromisso de humanização que a estadia no domicilio permite a estes doentes.
Para cuidar destes doentes foi necessário efetuar 2854 visitas domiciliárias, com uma média de 5 intervenções por visita e um tempo médio de 30 minutos. Percorremos 35 296 Km.
Uma vez que se trata de um serviço de internamento, o doente tem assegurado os mesmos meios como se estivesse em ambiente hospitalar, incluindo a deslocação ao hospital para realização de exames complementares de diagnóstico e ainda disponibilização de um contato telefónico 24 horas por dia, para situações de emergência ou esclarecimento de dúvidas.
Todos os doentes da ULSCB, até à data têm beneficiado deste serviço, principalmente os mais idosos, reduzindo assim as síndromes confusionais, tão frequentes em ambiente hospitalar.
Destaca-se ainda um elevado grau de satisfação do doente e familiares / cuidadores por todos os serviços prestados pela equipa da UHD.
O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco congratula-se com os resultados do trabalho efetuado por esta unidade e pretende incrementar o mesmo, estendendo-o a outras valências clínicas hospitalares.
