O novo coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela doença Covid-19 foi identificado pela primeira vez em janeiro de 2020 na China, na cidade de Wuhan.
O diagnóstico laboratorial do SARS-CoV-2 é realizado em laboratórios hospitalares da Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico do SARS-CoV-2, na rede complementar de laboratórios privados, laboratórios de Universidades e Centros de Investigação e outros laboratórios habilitados para o efeito.
Existem a nível nacional 31 laboratórios com capacidade para a realização destes testes laboratoriais. O Serviço de Patologia Clínica da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) passou desde o dia 26 de abril a pertencer à Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico Laboratorial da COVID19.
O Serviço foi considerado apto após realização de um ensaio inter-laboratorial em que foram processadas amostras de resultado desconhecido enviadas para o Laboratório de Referência Nacional -Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
No Serviço de Patologia Clínica da ULSCB estão já a ser realizados testes para a deteção do vírus SARS-CoV-2, pela metodologia de referência de rtPCR em tempo real, sendo previsível um aumento gradual do número de amostras processadas diariamente até à completa internalização das amostras recolhidas na área de Influência da ULSCB.
Por outro lado a plataforma de diagnóstico molecular rápido GeneXpert® permite já adaptação da capacidade diagnóstica às situações clínicas de maior urgência.
Esta certificação só foi possível devido a uma parceria através do Serviço de Patologia Clínica da ULSCB, do Instituto Politécnico de Castelo Branco e da Câmara Municipal de Castelo Branco.