No âmbito do “II Encontro da Qualidade em Saúde” que se realizou no dia 24 de maio, na ULS da Guarda, EPE, o Serviço de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP) da ULS de Castelo Branco, foi convidada a partilhar a sua experiência enquanto Serviço Acreditado pela Direção Geral da Saúde.
A Serviço de UCIP após passar pelas quatro fases do processo: a candidatura, o processo de autoavaliação, a auditoria externa e o reconhecimento obtive o certificado no nível BOM.
Um serviço acreditado é um serviço com reconhecimento de mérito. A acreditação é um processo de observação, avaliação e certificação através do qual se reconhece publicamente que uma instituição ou Unidade de Saúde reúne as condições necessárias e presta serviços e cuidados de saúde de qualidade, baseados na evidência científica e no respeito por padrões de qualidade definidos por entidades de referência e reconhecidos pelo Ministério da Saúde.
O modelo da qualidade adotado pela DGS para acreditação das unidades de saúde é o modelo ACSA (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía), por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido, concebido para um sistema público de saúde de organização.
Também os Serviços de Pediatria, Gastrenterologia e Nefrologia obtiveram a mesma classificação.
Neste momento mais quatro Serviços se encontram em processo de autoavaliação, Serviço de Medicina Interna, Urologia, Farmácia e UCSP de S. Miguel.