Internamento
Roupa Pessoal
Ao ficar internado pode, se quiser, utilizar a sua roupa (roupão, pijamas e chinelos) e outros objetos de uso pessoal (pente, escova e pasta de dentes, etc). Caso não opte por esta solução, o hospital tem ao dispor dos utentes internados todos estes bens.
Internado de Urgência
Caso tenha sido internado de urgência, fale com o enfermeiro que o recebe, que providenciará para que os seus valores sejam devidamente guardados.
Internamento no Serviço de Pediatria
Na admissão, um enfermeiro, presta de imediato os cuidados necessários e dá todas as informações, tais como:
É permitido o uso de alguns objetos pessoais (Brinquedos, Vestuário, etc.). Aconselha-se os Pais a ler as normas do serviço, afixadas no mesmo.
A criança não deve comer fora das horas das refeições. O acompanhante deverá informar-se antes de dar à criança qualquer alimento que não foi fornecido pelo hospital.
O cuidado da sua roupa pessoal é da responsabilidade dos seus familiares.
Não deve ter consigo objetos de valor (joias, dinheiro, etc). O Hospital não se responsabiliza por qualquer ocorrência.
Informações aos Familiares
Os familiares podem obter informações sobre o estado de saúde do doente, pessoalmente, no serviço onde está internado. Cada serviço de internamento tem um horário específico de atendimento. Informe-se no próprio serviço.
Acesso à Informação Clínica
Todos os utentes da ULSCB podem solicitar relatórios médicos ou informação relativa aos seus registos clínicos através do Gabinete de Gestão de Doentes. – ULSCB-MOD.25.06 – Formulário de acesso à Informação Clínica
Cartão Próprio
O doente pode ter um acompanhante, pessoa por si indicada, a quem será entregue um cartão próprio, podendo permanecer mais tempo junto do doente e colaborar na prestação de alguns cuidados.
Alimentação
O doente deverá falar com um dos enfermeiros sobre os seus hábitos alimentares, informando se está a fazer dieta e quais os alimentos que não lhe agradam.
TV e Rádio
O doente para trazer televisão ou rádio, deve solicitar autorização junto de um enfermeiro(a) do serviço, ficando esta sempre condicionada à situação do serviço.
Tabaco – É proibido fumar.
Telemóveis
Nas instalações do Hospital não se deve utilizar telemóveis, pois pode incomodar os restantes doentes e pode provocar interferências nos equipamentos médico hospitalares, pace-makers, etc.
Deve mantê-lo desligado, até obter informações junto do serviço onde será internado. Em alguns serviços é completamente proibido o seu uso.
Alta Hospitalar
Dentro do possível, o doente e a família serão informados da alta hospitalar com antecedência. Antes de sair do serviço ser-lhe-ão dadas todas as informações necessárias relativas a:
Sempre que tenha dúvidas não hesite em contatar pessoalmente, ou pelo telefone, o Enfermeiro Chefe/Responsável do serviço em que esteve internado.
Folhetos Informativos / Informações