Responsável do Serviço – Dr. Carlos Lozoya
Médicos Especialistas – Dr. Carlos Lozoya e  a Drª. Fernanda Marcelo
Elementos de Enfermagem
Edifício de Ambulatório (2 elementos diários, 1 no Hospital de Dia e 1 na Consulta de Pediatria, de distribuição rotativa)

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Consulta Externa

De Segunda-feira até Sexta-Feira no horário da manhã e terça-feira à tarde, com a seguinte distribuição:

  • Adultos: Terças-feiras (tarde), Quartas-feiras, Quintas-feiras e Sextas-feiras (manhã): Assistência a adultos maiores de 18 anos com patologias de foro alérgico suspeito ou confirmado.
  • Crianças (até 18 anos): Terça-feira de manhã (Consulta de Pediatria/Alergologia), em equipa com a Médica Especialista em Pediatria.

Hospital de Dia

  • Crianças: Terças-Feiras em horário de manhã (situado na Consulta Externa de Pediatria, junto à Urgência Pediátrica), com dois elementos de enfermagem em rotação.
  • Adultos: Quartas-feiras e Quintas-feiras em horário de manhã e tarde (situado no 3º piso do Edifício Ambulatório I), onde é prestado apoio por um núcleo de 12 enfermeiras em rotação, com formação básica em técnicas de Imunoalergologia e enfermagem de urgência/emergência.

Contactos

CARTEIRA DE SERVIÇOS

Consulta Externa

  • Abordagem de patologias do foro alérgico: rinite alérgica, conjuntivite, asma brônquica, dermatites atópica e de contacto (eczemas), urticária alérgica, angioedema hereditário, alergia a alimentos e medicamentos, patologias alérgicas ocupacionais, alergia ao veneno de himenópteros, esofagite/gastrite eosinofílica.
  • Educação dos doentes, no âmbito das patologias e terapêuticas de Imunoalergologia, particularmente no que diz respeito às técnicas de uso de inaladores para asma brônquica.
  • Realização dos testes cutâneos de alergia (por picada e intradérmicos).

Hospital de Dia

  • Administração de extratos para imunoterapia específica (“vacinas” anti-alérgicas).
  • Administração de extratos para imunoterapia específica no caso de alergia ao veneno de himenópteros (pautas de início tradicionais e “rush”).
  • Administração de anticorpos anti-lgE, em casos de doentes com asma brônquica grave e urticária crónica grave.
  • Realização de provas de provocação aberta, singularmente ou duplamente cegas, com alimentos e medicamentos.

ESTRUTURA FÍSICA

Para os procedimentos referidos, estão disponíveis, conforme a necessidade, 4 cadeirões e uma maca. Da mesma maneira conta com um carro de emergências devidamente equipado e regularmente revisto.

  • Apoio aos pisos de internamento nos diferentes Serviços do Hospital (incluindo o Serviço de Urgência) e aos diferentes Centros de Saúde quando solicitado.
  • Enfermaria:não dispõe de camas próprias, pelo que em certos casos em que os procedimentos a realizar precisarem de internamento do doente (dessensibilização  a medicamentos, provocações alimentares ou medicamentosas de alto risco ou biopsias cutâneas) dispõe de camas cedidas por outros serviços, nomeadamente Pediatria, Medicina Interna, Pneumologia, Cirurgia ou UCIP.
  • Colaboração com a Rede Portuguesa de Aerobiologia (RPA), realizando a manutenção semanal do colector polínico situado no telhado do HAL.
  • Troca de informações com os doentes e público em geral através do blogue: www.tenhoalergia.blogspot.com.
  • Brevemente terá começo a atividade de grupos de auto-ajuda com doentes com alergia alimentar.

Consulta Externa do HAL: Consultas e Hospital de Dia

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO

A prevalência de doenças alérgicas tem vindo a aumentar, de forma consistente, por todo o mundo. Estudos prévios mostram que a prevalência deste tipo de doenças é elevada no Distrito de Castelo Branco. Levando em linha de conta os cerca de 369.000 habitantes do nosso distrito (110.000 habitantes) e considerando um valor de prevalência de global de doenças alérgicas (cerca de 20%), poder-se-á esperar que cerca de 22.000 habitantes sofram de patologias alérgicas.

Com a intenção de dar atendimento médico aos habitantes da área de influência da ULSCB, foi criada em 2000 a Consulta de Imunoalergologia, englobada no Serviço de Pneumologia do Hospital Amato Lusitano, contando desde aquela altura com a atividade de um Médico Especialista na área. Desde setembro de 2003, a consulta passou a ser denominada Unidade de Imunoalergologia. Encontra-se englobada fisicamente dentro das Consultas Externas do HAL e consta de um Médico Especialista em Imunoalergologia (Dr. Carlos Lozoya Ibáñez), em funções desde aquela altura, além dos elementos de Enfermagem pertencentes também à Consulta Externa.

A Unidade de Imunoalergologia é o centro de referência para os doentes com patologias do foro alergológico da área de influência da ULSCB.

A Unidade está integrada na rede de ensino do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior participando desde o ano letivo 2003/2004 no programa de formação do 2º e 5º ano (Módulo “Corpo Humano II”, Bloco de Sangue e Sistema Imunitário e Módulo “Estágio Clínico”, Curso Opcional de Imunoalergologia).